domingo, agosto 01, 2010

Alimento orgânico

Minhas alfaces

Os alimentos orgânicos são produtos cultivados com solos balanceados e fertilizados com adubos naturais e sãol ivres de agrotóxicos.

Eles são alimentos mais nutritivos e mais saborosos, conservam suas propriedades naturais como vitaminas, sais minerais, carboidratos e proteínas, as verduras orgânicas duram muito mais na sua geladeira.Experimente plantar na sua casa, seja no seu quintal ou em um pequeno vaso, ou como fiz na minha pequena jardineira, tive a satisfação de ver a muda crescendo e pude saborear as folhas cultivadas na sacada do meu apartamento.
Alface, acelga, agrião, chicória, escarola, endívia belga, rúcula  contêm poucas calorias e muitas fibras.
Algumas variedades contêm muito beta-caroteno, folato, vitamina C, cálcio, ferro e potássio, no geral, os de coloração mais escura e intensa têm mais beta-caroteno e vitamina C que as variedades mais claras.
Alguns tipos de verduras, como rúcula, chicória, escarola, alface-de-cordeiro e agrião, são mais nutritivas que a alface. Muitas pessoas acham essas verduras inclusive mais saborosas, e hoje elas podem ser encontradas com mais freqüência em restaurantes e mercados. Algumas, como a chicória, a escarola e o agrião, são ligeiramente amargas, mas oferecem um sabor interessante e uma textura contrastante quando adicionadas à salada de alface.

A rúcula, membro da mesma família do brócolis, repolho e outros vegetais crucíferos, tem um sabor picante e apimentado, quando cultivado durante os meses frios da primavera e outono e um sabor mais forte, parecido co m o da mostarda se colhido durante o verão.
A rúcula é uma das verduras mais nutritivas dentre todas as usadas em saladas: uma xícara contém 2 mg de beta-caroteno, 45 mg de vitamina C, 150 mg de cálcio e 0,5 mg de ferro - tudo isso em uma porção com apenas 12 calorias!
O agrião, outro vegetal crucífero, também está entre os mais nutritivos: uma xícara contém meras 5 calorias, mas proporciona 1,5 mg de beta-caroteno, 15 mg dede vitamina C, 60 mg de cálcio e 0,5 mg de ferro.
Comece a semana com muitas verduras e legumes no seu cardápio e se quiser saber mais sobre outras variedades de legumes acesse o link Se quiser sabe mais sobre outros tipos de hortaliças acesse o link   http://www.ufms.br/horta/hortalicas.htm e boa saúde !

Nenhum comentário:

Postar um comentário