quinta-feira, março 03, 2011

O dia do Queijo


Já era noite de domingo, e gentilmente as nossas queridas amigas Solange e a Nilce me hospedaram durante uma semana para irmos juntas ao curso do sindicato durante a semana, o que me ajudou e muito, e ainda bem que consegui conciliar tudo em casa para poder aproveitar essa boa oportunidade na semana.

Bem, haviamos combinado que eu traria o leite fresco e a Nilce me ensinaria a fazer queijo minas frescal , pois eu queria muito aprender, e então iniciamos o processo logo após minha chegada. Precisavamos primeiramente pasteurizar o leite fresco, então vamos lá, ao passa a passo que aprendi com essas tão estimadas amigas.


 Pausterizando o leite 

1.Depois de filtrado, colocar o leite na panela e com a ajuda do termômetro  pausterizar a 65°C por 30 minutos, quando o leite estiver próximo dos 65°C você desliga seu fogo e quando ele chegar próximo aos 62°C  ligue o fogo novamente e assim mantenha entre essa temperatura por 30 minutos.
´
2.Após esse período, coloque a panela dentro de uma bacia onde de preferência possa ir jogando água fria dentro da bacia, para resfriar mais rápido o leite, até chegar a temperatura de 38°C.

3.Adicione o coalho na quantidade indicada na embalagem do seu produto, aguarde de 40 a 50 minutos.

4.Corte bem a massa em grãos de 1,5cm a 2cm deixe descansar por 3 minutos e depois mexa por 20 minutos e então coloque a massa nas formas apropriadas para queijo minas frescal.

5.Após 15 minutos da primeira enformagem vire o queijo na forma e coloque sob refrigeração, após 2 horas faça outra viragem do queijo e após 6 horas vire pela 3ª vez.

6.Depois de 24 horas de refrigeração, embalar e rotular. Manter sob refrigeração de até 8°C.

7. Validade por 10 dias.

O queijo-de-minas frescal é um dos queijos mais populares do Brasil. É comercializado a preços mais acessíveis, devido ao bom rendimento. É um queijo bastante perecível, com durabilidade de 8 a 10 dias em refrigeração de até 8ºC. Possui formato cilíndrico, peso variável, sabor levemente ácido, e não é prensado nem maturado.

Utilizei 15 litros de leite o que rendeu 4 queijos minas frescal de mais ou menos 450 grs e uma ricota de 400grs, o sabor sou suspeita para falar, mas todos adoraram e aprovaram, não vejo a hora de fazer novamente.

Abs.



segunda-feira, fevereiro 07, 2011

Uvas Orgânicas - Sítio Quebello -

Uma semana maravilhosa
Foi uma semana muito especial maravilhosa em companhia de amigas muito queridas, no domingo não voltei para São Paulo, já fiquei no sítio delas e  levei leite fresquinho tirado a poucos instantes das vaquinhas, e já comecei aprendendo a fazer queijo frescal, a Nilce me ensinou o passo a passo da pasteurização até o produto embalado, adorei a experiência, o leite ficou ótimo e agora vou colocar em prática e aprender depois os outros tipos de queijo, coalhada requeijão,iogurte, enfim tudo que esse maravilhoso alimento pode nos oferecer.

Durante a semana passei o dia no curso dos doces, mas esses dias merecem um post a parte.

Na sexta-feira, meu último dia no sítio das minhas amigas, foi feito a primeira colheita da plantação de uvas,  e quando chegamos a noite encontramos 4 caixas lotadas o que foi uma grande alegria, pois essas uvas deveriam estar brotando somente em novembro, e lá estavam lindas, saborosas e prontas para serem embaladas.

E lá fomos as três, embalar e preparar tudo para que elas pudessem levar para a feira de produtos naturais em Extrema que acontece aos  sábados.A cada cacho fica mais nítida a perfeição da Lei da Natureza e a verdadeira bondade Divina.

Até a hora deu ir embora conseguimos limpar e embalar tudo, ficou lindo, fiquei muito grata por aquele momento e fui embora, feliz e encantada em viver momentos tão significantes e gratificantes.




Todas as caixas foram montadas e levadas para a feira de produtores naturais e orgânicos que acontece aos sábados das 06hs às 13hs na praça central de Extrema-MG.
Visitem quando passarem pelo Sul de Minas, 
vale a pena conferir.
Além das uvas você encontra na barraca do Sítio Quebello frango e ovos caipiras, queijadinhas deliciosas e artesanato.
Nas outras barracas muitas outras gostosuras.

Para as minhas amigas Nilce e Solange .... desejo toda boa sorte do mundo...
que suas plantações sempre a surpreendam com essas maravilhosas belezas da terra ...
que haja sempre fartura em todos os sentidos e que
 Deus as protejam sempre. 
Namastê