Já era noite de domingo, e gentilmente as nossas queridas amigas Solange e a Nilce me hospedaram durante uma semana para irmos juntas ao curso do sindicato durante a semana, o que me ajudou e muito, e ainda bem que consegui conciliar tudo em casa para poder aproveitar essa boa oportunidade na semana.
Bem, haviamos combinado que eu traria o leite fresco e a Nilce me ensinaria a fazer queijo minas frescal , pois eu queria muito aprender, e então iniciamos o processo logo após minha chegada. Precisavamos primeiramente pasteurizar o leite fresco, então vamos lá, ao passa a passo que aprendi com essas tão estimadas amigas.
Pausterizando o leite
1.Depois de filtrado, colocar o leite na panela e com a ajuda do termômetro pausterizar a 65°C por 30 minutos, quando o leite estiver próximo dos 65°C você desliga seu fogo e quando ele chegar próximo aos 62°C ligue o fogo novamente e assim mantenha entre essa temperatura por 30 minutos.
´
2.Após esse período, coloque a panela dentro de uma bacia onde de preferência possa ir jogando água fria dentro da bacia, para resfriar mais rápido o leite, até chegar a temperatura de 38°C.
3.Adicione o coalho na quantidade indicada na embalagem do seu produto, aguarde de 40 a 50 minutos.
4.Corte bem a massa em grãos de 1,5cm a 2cm deixe descansar por 3 minutos e depois mexa por 20 minutos e então coloque a massa nas formas apropriadas para queijo minas frescal.
5.Após 15 minutos da primeira enformagem vire o queijo na forma e coloque sob refrigeração, após 2 horas faça outra viragem do queijo e após 6 horas vire pela 3ª vez.
6.Depois de 24 horas de refrigeração, embalar e rotular. Manter sob refrigeração de até 8°C.
7. Validade por 10 dias.
O queijo-de-minas frescal é um dos queijos mais populares do Brasil. É comercializado a preços mais acessíveis, devido ao bom rendimento. É um queijo bastante perecível, com durabilidade de 8 a 10 dias em refrigeração de até 8ºC. Possui formato cilíndrico, peso variável, sabor levemente ácido, e não é prensado nem maturado.
Utilizei 15 litros de leite o que rendeu 4 queijos minas frescal de mais ou menos 450 grs e uma ricota de 400grs, o sabor sou suspeita para falar, mas todos adoraram e aprovaram, não vejo a hora de fazer novamente.
Abs.
Adorei!! Parabéns! Quando eu fizer, te conto como ficou! beijo grande!
ResponderExcluirVIM CONHECER E JÁ ENCONTREI ESTA DELÍCIA!!Será que eu acerto fazer?vou tentar.Sigo-a com gosto de queijo.Bjs no dia do beijo!!
ResponderExcluirOi tudo bom?
ResponderExcluirobrigado por seguir... também estou te seguindo :]
Obrigada Zilda, é fácil e fica delicioso, qualquer dúvida me pergunte.Bj
ResponderExcluirOi P.H, obrigada por seguir.Bj
ResponderExcluirque legal esse post! eu adoro esse queijo, quero também aprender a fazer!
ResponderExcluirparabéns!
bom dia pra vc