segunda-feira, fevereiro 07, 2011

Uvas Orgânicas - Sítio Quebello -

Uma semana maravilhosa
Foi uma semana muito especial maravilhosa em companhia de amigas muito queridas, no domingo não voltei para São Paulo, já fiquei no sítio delas e  levei leite fresquinho tirado a poucos instantes das vaquinhas, e já comecei aprendendo a fazer queijo frescal, a Nilce me ensinou o passo a passo da pasteurização até o produto embalado, adorei a experiência, o leite ficou ótimo e agora vou colocar em prática e aprender depois os outros tipos de queijo, coalhada requeijão,iogurte, enfim tudo que esse maravilhoso alimento pode nos oferecer.

Durante a semana passei o dia no curso dos doces, mas esses dias merecem um post a parte.

Na sexta-feira, meu último dia no sítio das minhas amigas, foi feito a primeira colheita da plantação de uvas,  e quando chegamos a noite encontramos 4 caixas lotadas o que foi uma grande alegria, pois essas uvas deveriam estar brotando somente em novembro, e lá estavam lindas, saborosas e prontas para serem embaladas.

E lá fomos as três, embalar e preparar tudo para que elas pudessem levar para a feira de produtos naturais em Extrema que acontece aos  sábados.A cada cacho fica mais nítida a perfeição da Lei da Natureza e a verdadeira bondade Divina.

Até a hora deu ir embora conseguimos limpar e embalar tudo, ficou lindo, fiquei muito grata por aquele momento e fui embora, feliz e encantada em viver momentos tão significantes e gratificantes.




Todas as caixas foram montadas e levadas para a feira de produtores naturais e orgânicos que acontece aos sábados das 06hs às 13hs na praça central de Extrema-MG.
Visitem quando passarem pelo Sul de Minas, 
vale a pena conferir.
Além das uvas você encontra na barraca do Sítio Quebello frango e ovos caipiras, queijadinhas deliciosas e artesanato.
Nas outras barracas muitas outras gostosuras.

Para as minhas amigas Nilce e Solange .... desejo toda boa sorte do mundo...
que suas plantações sempre a surpreendam com essas maravilhosas belezas da terra ...
que haja sempre fartura em todos os sentidos e que
 Deus as protejam sempre. 
Namastê









6 comentários:

  1. Susie, que coisa mais linda essas uvas! realmente não entendo quem não acredita na produção orgânica. Espetáculo! E o que queijo, que delícia! Eu sou auto-didata, vou pela tentativa e erro e buscando informações no google e youtube. Ainda não consegui fazer um bom processo de pasteurização caseiro e não tentei fazer o queijo frescal, apenas os queijos filados, a ricota e o paneer. Bem legal a oportunidade de aprender com quem sabe... bem legal! beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Priya, desculpe a demora em responder seu comentário.
    Realmente as uvas são maravilhosas e orgânicas, tudo de bom.
    Quanto ao queijo para pasteurizar, quando a temperatura chegar a 65°C deixe pausteurizar por 30 minutos, após esse período resfrie a 38°C, sempre mexendo o leite na panela.
    Eu estou aprendendo agora e estou adorando a experiência,ainda vou postar as receitas que tenho aprendido para poder trocar ideias com todos e aprender mais ainda, inclusive com você que possui receitas deliciosas.
    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Susie. Muito obrigada pelo retorno. Me surgiu outra questão, como deixar o leite na temperatura de 65 graus sem ele ferver ou esfriar. Vamos trocando figurinha... :)
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Essas uvas estão lindas e apetitosas! Aqui onde moro, temos em média 25 plantas de uvas, e todas orgânicas! Espero que elas fiquem bonitas feito essas das imagens.

    ResponderExcluir
  5. Oi Priya, eu fervi 15 litros de leite, entre 62 e 65 graus o leite não chega a ferver, quando você ver que está chegando em 65 graus desliga o fogo e quando estiver próximo a 62 graus liga o fogo novamente, fazendo isso por meia hora mexendo o leite de cima para baixo.
    Um ótimo dia, Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana, realmente essas uvas são muito apetitosas, foi a primeira colheita de nossas amigas e um grande suceso, com certeza sua colheita também será marailhosa, a opção pela cultura orgânica envolve um processo de ligação com tudo que é bom e saudável e com certeza o Universo conspira a favor para que tudo saia da melhor forma possível,uma agricultora que conheci me disse que para cultivarmos no sistema orgânico devemos ser orgânicos de corpo e alma, de coração para coração, e assim tudo se transforma e segue para o sucesso de uma vida melhor para nós, para todos que consomem esse alimento.Bjs

    ResponderExcluir